terça-feira, 30 de março de 2010

CHOCOLATE: vilão ou mocinho?

Na verdade o chocolate é um pouco vilão e um pouco mocinho, tem o lado bom e ruim. Tudo depende da quantidade e do tipo de chocolate escolhido. Tudo isso vimos no post de ontem (Se você não leu o post de ontem, leia aqui)
Hoje vamos tirar as principais dúvidas sobre o chocolate, dúvidas comuns de todos os degustadores desse doce!



COMER CHOCOLATE CAUSA ESPINHAS?
Não há nenhuma comprovação científica relacionada a isso. Mas alguns dermatologistas relatam que pacientes com propensão à acne apresentam piora no seu caso clínico.

O CHOCOLATE AMARGO EMAGRECE?
O chocolate amargo é o que possui maior concentração de cacau, não contém leite, nem adição de açúcar, o que lhe garante sabor característico, coloração mais escura, menos calorias, além de promover maior sensação de saciedade. O fato de engordar ou não vai depender da quantidade consumida.

O CHOCOLATE POR CAUSA ENXAQUECA?
Pesquisas já mostraram que a dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas. A causa da enxaqueca está associada ao estresse, à falta de sono, à fome e às alterações hormonais. No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca devido à presença de feniletilamina e cafeína.

QUEM É INTOLERANTE À LACTOSE NÃO PODE COMER CHOCOLATE?
A maioria dos produtos voltados a pessoas com intolerância à lactose utiliza o leite de soja no lugar do leite de origem animal. Como alternativa, existe o chocolate amargo, que não leva leite na sua composição.

CHOCOLATE DIET É O MAIS INDICADO PARA QUEM QUER EMAGRECER E CUIDAR DA SAÚDE?
Os chocolates diet possuem mais gordura do que os chocolates tradicionais. Portanto, para quem quer perder peso não adianta trocar o tradicional chocolate ao leite pelo diet. Este produto é destinado especialmente para pessoas com restrição na ingestão de açúcar, como os diabéticos. Para quem cuida da saúde e quer emagrecer a dica é consumir com moderação e optar pelo amargo, ½ amargo, 70% cacau ou as versões light que têm menos gordura e, por isso, menos calorias.

Essa última pergunta sugere um tema interessante: A diferença entre Diet, Light, Zero e afins. Esse será o tema do nosso próximo post, se você tiver dúvidas deixe um recado, mande email (efeitosaude@yahoo.com.br), e siga-nos no twitter:
Efeito Saúde

SAIBA MAIS SOBRE CHOCOLATE:
FashionUP
DraShirleydeCampos
BBEL

Até a próxima!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Chocolate: O alimento dos deuses

Páscoa chegando e nada melhor do que aproveitar essa época e juntar o útil ao agradável, vamos saber um pouco mais sobre o CHOCOLATE, saber o lado bom e ruim e se deliciar neste final de semana sem peso na consciência.



O nome chocolate vem do grego "Theobroma", que quer dizer "alimento dos deuses". O chocolate é uma delícia apreciada o ano todo, mas durante a Páscoa esse consumo aumenta e muito. Rico em vitaminas, minerais e magnésio, o chocolate é uma excelente fonte de energia, apesar de ser altamente calórico, pois é rico em gorduras.

Substâncias contidas no chocolate podem trazer benefícios a nossa saúde, inclusive ao coração. O cacau, por exemplo, é rico em ácido oléico, substância que possui a capacidade de controlar os níveis de triglicerídeos no sangue e aumentar os níveis do bom colesterol (HDL).

Porém o excesso de chocolate pode ser muito prejudicial a nossa saúde, principalmente se for chocolate branco ou ao leite, devido ao alto teor de gorduras presente nele, levando a pessoa a problemas gastrointestinais (diarréias e vômitos), irritações na pele entre outros.

O chocolate escuro, ou amargo, é o que possui o maior teor de cacau e flavonóides antioxidantes, ou seja, protegem o nosso sistema cardiovascular. É o tipo de chocolate mais saudável e indicado por nutricionistas.


Continua..
Amanhã o post será "Verdades X Mitos sobre o chocolate" Você, finalmente, saberá se chocolate causa espinhas, se pode causar dor de cabeça e para quem quer emagrecer se o chocolate diet é o mais indicado. Veja as respectivas respostas amanhã, entre outras.
Aproveite e deixe a sua pergunta também! Participem!! Deixem aqui dicas, sugestões, críticas e perguntas. Quem quiser pode mandar para o email efeitosaude@yahoo.com.br E pode também nos seguir pelo twitter: Efeito Saúde

domingo, 28 de março de 2010

Apresentação

Primeiramente eu gostaria de me apresentar e explicar melhor para vocês o objetivo deste blog.

Meu nome é Aline Medeiros, sou farmacêutica, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2007. Sou uma pessoa apaixonada pela minha profissão e não consigo me imaginar trabalhando em outra área, em outro lugar. Todos os dias tenho contato com pessoas que têm algum problema de saúde, pessoas com dúvidas, que necessitam de um esclarecimento para que assim façam corretamente e obtenham sucesso no seu tratamento. Esse contato direto com as pessoas me despertou, há alguns anos atrás, a vontade de criar um blog. No final de 2007 criei meu primeiro blog e tendo em vista as perguntas mais frequentes que apareciam no meu dia a dia eu postava e orientava as pessoas, que também tinham as mesmas dúvidas, no meu blog. Eram pessoas que por algum motivo, seja por falta de oportunidade ou até por vergonha mesmo, não conseguiam conversar com algum profissional qualificado, e isso influeciava diretamente na qualidade de vida delas, trazendo diversos problemas. A partir desse blog eu fui convidada e passei a escrever artigos para uma revista on line, direcionada para jovens. Infelizmente, devido a alguns compromissos, tive que abandonar este projeto.
Agora, visto a necessidade, resolvi criar o blog novamente. Aqui eu vou escrever sobre diversos assuntos relacionados a saúde, dicas de como prevenir determinados problemas e responder eventuais dúvidas do pessoal.
Para isso eu conto com a participação de vocês, deixem aqui dicas, sugestões, críticas e perguntas. Quem quiser pode mandar para o email efeitosaude@yahoo.com.br E pode também nos seguir pelo twitter: Efeito Saúde
Páscoa chegando e com isso muito chocolate. Esse será o assunto do nosso primeiro Post CHOCOLATE - A delícia dos deuses. Quem tiver alguma sugestão ou tiver perguntas, fiquem a vontade.

Obrigada, Aline Medeiros.