quarta-feira, 23 de março de 2011

Vitamina B12 pode reduzir chance de bebê ser chorão

Quer evitar bebês chorões? Então, saiba que uma medida alimentar simples pode ajudar na questão. De acordo com uma pesquisa holandesa, o aumento do consumo de vitamina B12 na gravidez pode diminuir as chances do problema.

Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou os níveis da substância no sangue de mais de quatro mil mulheres durante a 12ª semana de gestação. Depois, comparou os resultados com um questionário preenchido pelas mães por volta de três meses após o parto.

Os cientistas constataram que as voluntárias com altas taxas da vitamina apresentaram três vezes mais chances de terem crianças tranquilas. Enquanto isso, as com índices baixos eram mais suscetíveis a filhos com cólica que choram pelo menos três horas por dia.

Segundo o jornal Daily Mail, uma das hipóteses é a de que a falta de vitamina B12 pode afetar o desenvolvimento de células nervosas no cérebro, aumentando a irritabilidade. Outra possibilidade é a de que poderia interromper o ciclo natural do sono dos bebês, pois impede a liberação do hormônio do sono melatonina.

Vale dizer que a vitamina é encontrada em carne vermelha, frango, produtos lácteos. Mas algumas de suas fontes devem ser evitadas pelas gestantes, como fígado, ovos crus e mariscos. Os especialistas disseram que, apensar das conclusões, ainda é cedo para recomendar mudanças de dieta. A publicação Early Human Development divulgou esses dados.

Fonte: Terra

Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário