segunda-feira, 5 de abril de 2010

Farmácia Caseira. Quem não tem?

Todo mundo têm algum remédio guardado em casa. Seja um comprimido para dor de cabeça ou até o xarope que você tomou apenas três ou quatro vezes e deixou lá num canto.
É, mas apesar de comum deve-se ter muito cuidado em relação a isso. Hoje nós vamos ver alguns pontos principais:


Primeiro, todos os medicamentoa devem ser mantidos na embalagem original! É lá que você vai encontrar a resposta para qualquer dúvida, como o prazo de validade. Além disso as embalagens são muito importantes, não é para ser mais bonito que um comprimido vem numa embalagem de alumínio, por exemplo, pelo contrário, é para protegê-lo da luz, por exemplo. Aquelas caixinhas que são muito utilizadas por pessoas que tomam vários tipos de comprimidos é totalmente contra indicados por praticamente todos os farmacêuticos, pois além de ficar em contato com o ar, poeira, luz, não sabe-se mais a validade. Ou seja, além de correr o risco do medicamento não fazer mais o efeito desejado, ele pode até prejudicar a sua saúde.

Outro ponto importante: Nunca guarde os medicamentos no banheiro! Se existe um lugar inadequado para que você deixe armazenado os medicamentos na sua casa, este lugar é o banheiro, pois é um lugar com muita umidade! A cozinha também não é o lugar mais indicado, perto do fogão, geladeira, forno pode desestabilizar o medicamento pois a temperatura é muito alta. O correto é guardá-los em separado de outros produtos, como os cosméticos, por exemplo, e em um lugar fresco e protegido da luz.

Medicamento na geladeira? Só se tiver indicado na embalagem! Muitas pessoas tem um péssimo costume de guardar os medicamentos na geladeira com o falso pensamento de que assim eles irão "durar por mais tempo". E é totalmente o contrário. Na embalagem de cada medicamento está escrito se deve ser armazenado em temperatura de 2°C a 8°C (geladeira) ou 15°C a 30°C (temperatura ambiente). Respeite essa indicação, pois o efeito do medicamento está totalmente comprometido se for armazenado no local errado. Prestem atenção também em relação a certos medicamentos que você compra em pó e deve misturar com água, ou o líquido diluente, em casa, as vezes o medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente em forma de pó e após estar já na forma líquida deve ser mantido na geladeira. Confira essas informações na embalagem.

O medicamento venceu, e agora? Nada de jogar no lixo comum e muito menos no vaso sanitário. Imagina se você joga aquele medicamento vencido no lixo comum e um catador passa e toma todos aqueles comprimidos? É um risco muito alto. E não jogue no vaso sanitário, pois o medicamento é uma substância química, sendo assim ele contamina o meio ambiente! O mais correto é levá-lo de volta até a farmácia. Lá o farmacêutico vai descartar o medicamento de forma adequada, entregando-o para empresas qualificadas para isso. O meio ambiente agradece!
E apenas comentando sobre o prazo de validade, fiquem atentos: o prazo de validade escrito na embalagem é válido para os medicamentos de forma geral, exceto para líquidos (xarope, suspensão), colírios, entre outros. Estes produtos, depois de abertos, sua validade cai para em média 30 dias. Ou seja, aquele xarope que você usou no inverno passado mas que, de acordo com a caixa, vence apenas em dezembro deste ano, pode descartá-lo (de forma correta!), pois ele já está totalmente comprometido. Isto vale também para colírios que são produtos estéreis e depois de aberto já estão sensíveis a contaminações.


Espero ter esclarecido algumas dúvidas de vocês. Agora que vocês já sabem dessas principais informções podem ir lá e organizar a sua Farmácia Caseira! =)

Por, Aline Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário