quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tire suas dúvidas sobre os anticoncepcionais


Mesmo depois de 50 anos do surgimento da primeira pílula anticoncepcional, o método contraceptivo ainda causa confusão na cabeça das mulheres. Dúvidas relacionadas à sexualidade, peso, cabelo, pele e acne estão entre os principais mitos e incompreensões sobre o uso do contraceptivo.

Apesar dos vários mitos, a pílula ainda se mostra a “grande parceira” da mulher moderna tanto que a grande maioria quando adota sua pílula, sob orientação do ginecologista, não quer largar mais. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e pelo IBOPE, com apoio da Janssen-Cilag Farmacêutica, que revelou que 85% das mulheres estão satisfeitas com sua pílula e 70% não tem intenção de trocar de método.

O ginecologista Gerson Lopes, da FEBRASGO, desmitifica as principais dúvidas:

- 72% das mulheres acreditam que a pílula aumenta o peso.

Os primeiros medicamentos tinham elevadas taxas de hormônio. Atualmente essas quantidades são reduzidas. Além disso, não há estudos científicos que mostrem aumento significativo de peso com o uso da pílula.

(O que a pílula pode fazer é reter líquidos ou, até mesmo, aumentar o apetite)

- Para 62% das mulheres, a pílula não altera ou aumenta as lesões no rosto.

Uma das causas do aparecimento da acne é a variação dos níveis de hormônios masculinos presentes no organismo feminino. Algumas pílulas reduzem essas hormônios do sexo oposto.

(Alguns anticoncepcionais são utilizados para o tratamento da acne)

- 80% das entrevistadas afirmarem que o anticoncepcional não melhora ou não influencia a oleosidade do cabelo.

Estudos mostram que alguns tipos de pílula diminuem a oleosidade capilar.

- Para 72% das entrevistadas, a pílula não tem influência no desejo sexual.

Estudos mostram que alguns tipos de pílula favorecem a libido, enquanto outros diminuem o desejo sexual.

- 68% das mulheres acreditam que a pílula anticoncepcional diminui ou não altera a TPM ou Síndrome Pré-Menstrual.

A pílula é eficaz em impedir a ovulação, e alguns medicamentos diminuem a retenção de líquido, que são eficazes na prevenção da Tensão Pré-Menstrual.

Fonte: Yahoo

(Em caso de dúvidas mande um e-mail para efeitosaude@yahoo.com.br)

5 comentários:

  1. Gostaria que você me ajudasse! Preciso de uma resposta urgente. Nesta cartela de anticoncepcional, tomei 3 dias (não seguidos) 2 pilulas de anticoncepcional por dia, fiquei com mt medo e tive que tomar.. gostariua de saber se corro riscos?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber oque acontece quando tomamos o anticoncepcional em um dia e no mesmo dia é tomado á pilula que deve ser tomado ao proximo dia ?

    ResponderExcluir
  3. Oi.. gostaria de tirar uma duvida
    tomo o anticoncepcional Yaz,ontem deveria ter tomado o comprimido 21 mas tomei o 22 e tive relaçoes ontem s/ proteçao. O que faço? Tem algum risco?

    ResponderExcluir