segunda-feira, 19 de abril de 2010

Use sem moderação

Você sabia que rir ativa as defesas do organismo e alivia o stresse? Não é brincadeira, não. Levar a vida menos a sério faz bem à saúde. Confira e aposte nesta terapia grátis.



PROVAS CIENTÍFICAS
- Um dos mais recentes argumentos a favor do bom humor vem da cardiologia. Segundo um estudo da Universidade de Maryland (EUA), pessoas serenas correm menos riscos de ataques cardíacos. O estado de espírito tem efeitos psicológicos significativos.
- Uma pesquisa recente comprovou a existência de uma síndrome cardíaca ligada a emoções fortes, chamada de síndrome do coração destroçado.
- Outro estudo revelou que indivíduos são mais capazes de suportar a dor enquanto assistem a vídeos de humor.

AS CAUSAS
- Dar risada faz bem porque estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor que ativa as células de defesa do organismo, protegendo os órgãos.
- Rir ainda estimula a produção de endorfina, neurotransmissor que promove o relaxamento do corpo, diminui o estresse e proporciona bem-estar.
- Mais do que gargalhar, uma pessoa bem-humorada é aquela que consegue se adaptar aos problemas e sofre menos com eles, explica a psicóloga Sâmia Aguiar Brandão Simurro, especialista em estresse e saúde mental da Associação Brasileira de qualidade de Vida.
- Pessoas bem-humoradas produzem menos cortisol e adrenalina, hormônios que, a longo prazo, elevam a pressão arterial. Por outro lado, uma vida de impaciência, raiva e atitudes hostis está associada a um maior risco de pressão alta, piora do controle dos níveis de glicose e aumento do risco de doença isquêmica do coração e de morte, relaciona Ricardo Teixeira, doutor em Neurologia e diretor do Instituto do Cérebro de Brasília.
- A favor do bom humor, há ainda outros dois aspectos: a melhora das relações sociais e da boa forma física. A movimentação do diafragma e dos músculos abdominais em 10 minutos de gargalhadas é capaz de queimar até 50 calorias. Aproveite e saia distribuindo boas risadas por aí.

SAIBA MAIS
- O riso atua no hopotálamo, localizado no cérebro, ajudando na liberação de endorfinas, que anestesiam o corpo e proporcionam bem-estar.
- É considerado um ótimo exercício aeróbico, pois exercita os músculos do rosto, dos ombros e do diafragma.
- Ajuda a melhorar o relacionamento consigo mesmo e com as outras pessoas.
- É um mecanismo importante para o desenvolvimento cognitivo (relativo ao conhecimento) e emocional do aluno, podendo ser um forte aliado do professor.

Fonte: Jornal Hora de Santa Catarina.

Por, Aline Medeiros.
efeitosaude@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. ohhh amiga então estamos bem de saude né ;)hehehe beijocass adoro esse site, sempre que tenho um tempinho do uma espiadinha!!!

    ResponderExcluir
  2. bah essa fotinho do bebê não tem como não rir... é muito lindo..

    adoro dar boas risadas... =]]
    sempre faz bem!! =D

    beijos

    ResponderExcluir