terça-feira, 1 de novembro de 2011

Anvisa divulga alerta a médicos após estudo associar pílulas a risco de trombose


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicita que os profissionais de saúde notifiquem à instituição eventuais reações adversas graves em mulheres que tomam anticoncepcional contendo o hormônio drospirenona, mesmo que as reações estejam descritas em bula. As pílulas com a substância são conhecidas no mercado brasileiro pelas marcas Yaz e Yasmin.

As notificações devem ser feitas pelo sistema Notivisa, disponível no site da Anvisa. Esse acompanhamento mais atento se deve à publicação de estudos recentes no British Medical Journal e no site da agência norte-americana para medicamentos e alimentos, o FDA (Food and Drugs Administration).

O estudo divulgado pelo FDA nesta quarta-feira sugere um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos, de trombose venosa e tromboembolia pulmonar. Dois artigos publicados no British Medical Journal (BMJ) levantaram a mesma questão.

Em observação

A Anvisa informa aos profissionais de saúde e pacientes que ainda não concluiu parecer definitivo sobre os medicamentos, mas permanece acompanhando o assunto.

No momento a posição da Anvisa é favorável ao uso, desde que utilizados sob supervisão médica e de acordo com as orientações contidas na bula.

Estudos publicados anteriormente, em 2007 e 2009, também abordaram o risco de coágulos sanguíneos em mulheres que usam pílulas anticoncepcionais contendo drospirenona. Entretanto, esses estudos tiveram resultados conflitantes.


Fonte: UOL

2 comentários:

  1. Eu tomo anticoncepcional (Primera 20), porém no inicio desse mês eu viajei e acabei não tomando perfeitamente no mesmo horário.. chegou a haver uma variação de 4h mais ou menos entre as horas que eu lembrava de tomar.
    Nisso eu acabei tendo uma relação com meu namorado, mas como eu estava preocupada, durou uns 2 minutos no maximo e ele não ejaculou. Como eu sou desesperada com essas coisas, no dia seguinte tomei a pilula do dia seguinte (Plan B - One Step) assim que a farmacia abriu (foi 15h de intervalo entre a relação e quando eu tomei a pilula) e essa foi a primeira vez que tomei a pilula do dia seguinte.
    Existe alguma possibilidade de eu estar gravida? A relação aconteceu no 9º dia do meu ciclo.. daí a minha preocupação, porque se o anticoncepcional falhou, seria uma epoca otima para estar fertil e minha menstruação está atrasada 1 dia.
    Por favor, responda o mais rapido possiiiivel!
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      AS chances são muito pequenas, mesmo se vc não tivesse tomado a PDs.
      Sua menstruação deve estar atrasada por causa disso, por causa da PDS.

      Excluir