quarta-feira, 2 de março de 2011

Como é feito o pão integral? Quais as suas vantagens ?

O pão é feito de um cereal chamado trigo.O grão de trigo é composto de 3 camadas:

- Farelo ou casca: é a camada mais externa, retirada durante a refinação, porém, rica em fibras, vitaminas e sais minerais.

- Endosperma: é a camada intermediária que corresponde a 70% da sua composição.Constitui a reserva de energia para o grão, sendo principalmente fonte de carboidratos (amido).

-Gérmen: é a parte mais interna, que contribui com uma grande quantidade de nutrientes no pouco espaço que ocupa no grão.É uma reserva altamente nutritiva de minerais,vitamina E, vitaminas do complexo B, ácidos graxos (gorduras) poliinsaturados e antioxidantes.

Quando o grão de trigo é refinado, o farelo e o gérmen são retirados, permanecendo apenas o endosperma.Desta forma, perde-se grande parte do valor nutricional.

Pão integral versus pão francês


- Pão integral: é feito a partir da farinha de trigo integral.Uma fatia e meia (50 gramas) fornece: 117 kcal, 16 gramas de carboidratos,8 gramas de proteínas, 2,3 gramas de gorduras (60% do total écomposto por ácidos graxos poliinsaturados, uma gordura benéfica para a saúde) e 4 gramas de fibras.

- Pão francês: é feito a partir da farinha de trigo processada.Um pão francês (50 gramas) fornece: 150 kcal, 29 gramas de carboidratos, 4 gramas de proteínas, 1,5 gramas de gorduras e 1,1 gramas de fibras.

Conclusão

O pão integral é menos calórico, mais rico em proteínas, apresenta 3 a 4 vezes mais fibras e contém maiores quantidade de gorduras poliinsaturadas. Logo, é a opção ideal para quem quer perder peso,melhorar a função intestinal, diminuir os níveis de açúcar, colesterol e triglicerídeos do sangue, melhorando a saúde do sistema cardiovascular.

O guia alimentar brasileiro, elaborado em 2005, pelo Ministério da Saúde (MS),recomenda o consumo de 5 a 7 porções de grãos, pães, raízes e tubérculos,além de outros alimentos ricos em amido.A recomendação para fibras é de no mínimo 25 gramas por dia.

Fonte: Portal do Coração

Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. ótimo! que pena que nem todos saibam das maravilhas da alimentação natural.

    ResponderExcluir