segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Um novo método contraceptivo

A novidade consiste na colação de microimplantes nas trompas para interromper a fertilização. A técnica não precisa de cirurgia ou anestesia

Fabiana Cristofari Viero, 37 anos, tem dois filhos e decidiu não engravidar mais. Ela procurou o ginecologista e optou por fazer um tratamento ainda pouco utilizado: a colocação de um microimplante nas duas trompas para interromper o processo natural de fertilização. O procedimento durou 10 minutos e foi feito no consultório do médico.

– Antes de conhecer esse novo método, queria fazer a cirurgia de laqueadura, mas estava com receio de uma possível complicação e por ter que me afastar do trabalho durante vários dias – conta a empresária.

A novidade vem despertando o interesse tanto das pacientes quanto da classe médica. O ginecologista José Bento de Souza afirma que o novo método é mais prático e eficaz que a laqueadura cirúrgica.

Para o seu colega Jean Pierre Brasileiro, as vantagens em relação à colocação do microimplante sem necessidade de anestesia, internação hospitalar ou cortes são as mais importantes.

Mas essa maravilha tem um preço bem alto: o par de microimplantes custa em torno de R$ 9 mil. Alguns planos de saúde pagam parte do procedimento, mas ainda não é uma prática comum entre as seguradoras. Em Santa Catarina, a Lei nº 14.870 autoriza o SUS a oferecer a laqueadura sem cirurgia gratuitamente, mas ainda não incluiu o par de microimplantes.

PALAVRA DE ESPECIALISTA
- A menstruação sofrerá modificações depois da colocação do microimplante nas trompas?
O aparelho não contém hormônios, portanto, o organismo manterá o ciclo natural. Algumas mulheres que participaram de estudos clínicos relataram alterações temporárias na menstruação. Essas alterações possivelmente foram provocadas pela interrupção dos anticoncepcionais à base de hormônios.

- Há contraindicações? Quais são elas?
Mulheres grávidas, com infecção ativa vaginal e uterina e que não têm certeza se não querem mais ter filhos futuramente.

- Eles provocam menopausa?
Os microimplantes não provocam menopausa porque não interferem nos ciclos naturais do seu organismo.

- Quais são as desvantagens do procedimento?

Em caso de arrependimento, a minimola pode ser retirada por meio de uma cirurgia, mas, mesmo assim, a mulher só conseguirá engravidar por meio de técnicas da reprodução assistida. Outra desvantagem desse novo método contraceptivo é que, por ser uma novidade, o custo do procedimento ainda é alto e não está disponível na rede pública.

Fonte: Jean Pierre Brasileiro é ginecologista, especialista em reprodução humana e Diário Catarinense

Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário