terça-feira, 25 de janeiro de 2011

“É natural e não faz mal” Será?

Recebi um e-mail sobre o chá verde muito interessante. Quem me mandou foi a farmacêutica responsável pela vigilância sanitária no município de Palhoça, SC.

Em abril do ano passado fiz um post sobre “Emagrecimento Milagroso? Não existe” Nesse post eu falava sobre alguns chás, entre eles o chá verde, que é amplamente usado nessa época do ano por homens e mulheres que desejam emagrecer.

É comum ver várias matérias em jornais e revistas sobre o assunto, mas sempre falando o lado bom! Inclusive dizendo que além de ser diurético, estudos estão demonstrando um efeito positivo para o tratamento do Mal de Azheimer e outras doenças.



Enfim, esse e-mail tinha destaque sobre o perigo do chá verde.
Desde 2002 há vários estudos sobre o chá verde. E estes estudos estão demonstrando que ele é um perigo para o fígado. Isso mesmo, a substância ativa no chá verde (epilocatequina galato) é potencialmente hepatotóxica. Esses estudos também revelaram que não há evidências que comprovem a segurança do produto para consumo humano. Isso é muito importante! Nos últimos anos também relataram casos de problemas hepáticos podendo levar a hepatite fulminante e com isso a necessidade de um transplante no fígado, além de casos de pacientes que tiveram reações alérgicas ao chá.

Vamos deixar claro que isso pode acontecer, não quer dizer que todas as pessoas que fazem uso desse chá terão esse problema. O que gostaria que vocês entendessem é que pessoas que já possuem problema no fígado evitem o consumo de chá verde. E se você quiser tomar, cuide na quantidade, na duração do tratamento. Não deve ser tomado para sempre, como se fosse água. Ele contém uma substância ativa que é similar a um medicamento, com isso pode trazer efeitos benéficos ou prejudiciais – isso também serve para todos os chás, não apenas o chá verde.

Outro ponto importante: Fala-se muito em chá verde, mas há diversas variações como: chá branco, chá preto, chá vermelho. São todos feitos com a mesma planta, o que diferencia é o tempo de fermentação da folha. E toda essa observação estende-se para essas variações.

Então gente, cuidado quando tomar aquele chazinho. Não acreditem na história de que “é natural e não faz mal”. Procurem orientação de um farmacêutico ou médico. O chá verde é apenas um exemplo!

Por, Aline Medeiros.
efeitosaude@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns Aline, adorei o assunto. Mal tomo chá, mais por que justamente penso que tudo que é demais também faz mal.

    Beijão amiga, já estou divulgando!!!
    Jaque Polla

    ResponderExcluir