quinta-feira, 14 de abril de 2011

Inchaço na gravidez: veja o que fazer quando isso acontecer

O inchaço, ou edema, é um incômodo muito comum da gravidez. Estima-se que aproximadamente 75% das mulheres irão experimentar essa acumulação excessiva de líquido em torno dos pés e dos tornozelos em algum momento durante a gravidez. Por isso, listo algumas dicas úteis para tratar o inchaço normal nesse período.

A maioria das mulheres relata que o inchaço não acontece apenas após passarem um longo período em pé ou no fim do dia. Pode ocorrer também após um longo período de sono.

Há várias coisas que você pode fazer para ajudar a aliviar os sintomas. A primeira, e provavelmente uma das melhores e mais importantes, é beber muita água.

A verdade sobre o sal


Muitos povos acreditam que o inchaço é causado por quantidades excessivas de sal na dieta. Na verdade o que acontece é o oposto. Limitar a quantidade de sal pode também causar inchaço. Como com todas as coisas, a moderação é a chave da balança.

Veja outros itens básicos para ajudar a reduzir o inchaço e os incômodos:

• Use sapatos confortáveis

• Descanse seus pés quando possível

• Se você está no trabalho, tente mover-se ao redor ligeiramente ou conseguir um objeto para sustentar o pé para cima

• Tente usar a meia-calça de sustentação (meia-calça para gestante)

Quando o inchaço não for normal

Quando o inchaço é repentino ou extremo, podendo ser notado não somente nos pés, mas no rosto e nas mãos, pode ser algo sério. Você deve relatar esse tipo de inchaço ao seu médico imediatamente.

Sempre que você é perguntado sobre inchaço ou outras perguntas médicas, nunca hesite falar a verdade e relatar tudo o que acontece ao seu médico.

Fonte: UOL

Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário