segunda-feira, 29 de março de 2010

Chocolate: O alimento dos deuses

Páscoa chegando e nada melhor do que aproveitar essa época e juntar o útil ao agradável, vamos saber um pouco mais sobre o CHOCOLATE, saber o lado bom e ruim e se deliciar neste final de semana sem peso na consciência.



O nome chocolate vem do grego "Theobroma", que quer dizer "alimento dos deuses". O chocolate é uma delícia apreciada o ano todo, mas durante a Páscoa esse consumo aumenta e muito. Rico em vitaminas, minerais e magnésio, o chocolate é uma excelente fonte de energia, apesar de ser altamente calórico, pois é rico em gorduras.

Substâncias contidas no chocolate podem trazer benefícios a nossa saúde, inclusive ao coração. O cacau, por exemplo, é rico em ácido oléico, substância que possui a capacidade de controlar os níveis de triglicerídeos no sangue e aumentar os níveis do bom colesterol (HDL).

Porém o excesso de chocolate pode ser muito prejudicial a nossa saúde, principalmente se for chocolate branco ou ao leite, devido ao alto teor de gorduras presente nele, levando a pessoa a problemas gastrointestinais (diarréias e vômitos), irritações na pele entre outros.

O chocolate escuro, ou amargo, é o que possui o maior teor de cacau e flavonóides antioxidantes, ou seja, protegem o nosso sistema cardiovascular. É o tipo de chocolate mais saudável e indicado por nutricionistas.


Continua..
Amanhã o post será "Verdades X Mitos sobre o chocolate" Você, finalmente, saberá se chocolate causa espinhas, se pode causar dor de cabeça e para quem quer emagrecer se o chocolate diet é o mais indicado. Veja as respectivas respostas amanhã, entre outras.
Aproveite e deixe a sua pergunta também! Participem!! Deixem aqui dicas, sugestões, críticas e perguntas. Quem quiser pode mandar para o email efeitosaude@yahoo.com.br E pode também nos seguir pelo twitter: Efeito Saúde

3 comentários:

  1. Ufaaa... To aliviada!
    Agora está explicado o porque do meu colesterol ser bom, mesmo eu exagerando na gordura... hehe.

    Ahh... e sempre preferi o chocolate meio-amargo mesmo!

    Tô salva!!

    Aguardo as cenas do próximo capitulo, e rezo pra que ele (O Chocolate) não se transforme em um vilão...

    Estou adorando a ideia do blog.

    Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, adorei o blog!
    Beijos pra ti Line!

    ResponderExcluir
  3. Que legal amiga!!!! Adorei o blog! Bjxx Lu!

    ResponderExcluir