terça-feira, 30 de março de 2010

CHOCOLATE: vilão ou mocinho?

Na verdade o chocolate é um pouco vilão e um pouco mocinho, tem o lado bom e ruim. Tudo depende da quantidade e do tipo de chocolate escolhido. Tudo isso vimos no post de ontem (Se você não leu o post de ontem, leia aqui)
Hoje vamos tirar as principais dúvidas sobre o chocolate, dúvidas comuns de todos os degustadores desse doce!



COMER CHOCOLATE CAUSA ESPINHAS?
Não há nenhuma comprovação científica relacionada a isso. Mas alguns dermatologistas relatam que pacientes com propensão à acne apresentam piora no seu caso clínico.

O CHOCOLATE AMARGO EMAGRECE?
O chocolate amargo é o que possui maior concentração de cacau, não contém leite, nem adição de açúcar, o que lhe garante sabor característico, coloração mais escura, menos calorias, além de promover maior sensação de saciedade. O fato de engordar ou não vai depender da quantidade consumida.

O CHOCOLATE POR CAUSA ENXAQUECA?
Pesquisas já mostraram que a dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas. A causa da enxaqueca está associada ao estresse, à falta de sono, à fome e às alterações hormonais. No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca devido à presença de feniletilamina e cafeína.

QUEM É INTOLERANTE À LACTOSE NÃO PODE COMER CHOCOLATE?
A maioria dos produtos voltados a pessoas com intolerância à lactose utiliza o leite de soja no lugar do leite de origem animal. Como alternativa, existe o chocolate amargo, que não leva leite na sua composição.

CHOCOLATE DIET É O MAIS INDICADO PARA QUEM QUER EMAGRECER E CUIDAR DA SAÚDE?
Os chocolates diet possuem mais gordura do que os chocolates tradicionais. Portanto, para quem quer perder peso não adianta trocar o tradicional chocolate ao leite pelo diet. Este produto é destinado especialmente para pessoas com restrição na ingestão de açúcar, como os diabéticos. Para quem cuida da saúde e quer emagrecer a dica é consumir com moderação e optar pelo amargo, ½ amargo, 70% cacau ou as versões light que têm menos gordura e, por isso, menos calorias.

Essa última pergunta sugere um tema interessante: A diferença entre Diet, Light, Zero e afins. Esse será o tema do nosso próximo post, se você tiver dúvidas deixe um recado, mande email (efeitosaude@yahoo.com.br), e siga-nos no twitter:
Efeito Saúde

SAIBA MAIS SOBRE CHOCOLATE:
FashionUP
DraShirleydeCampos
BBEL

Até a próxima!

2 comentários:

  1. muito bom este post..
    assim podemos saber mais sobre estes mitos e verdades sobre o q acontece comendo os chocolates... mais eh uma deliciaa!!!
    hehehehehehee

    adoreii.. bjooo Mila

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Aline... está excelente e de alta qualidade! Serviço de utilidade pública, é isso que profissionais da saúde devem prestar! Bjao

    ResponderExcluir