sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Leptospirose. Um inimigo invisível.

Os reflexos das enchentes que destruíram diversas cidades no nosso país já estão aparecendo, entre eles vários casos suspeitos, alguns já confirmados, de leptospirose.
O nome é estranho, mas você sabe quais são os sintomas e como se cuidar para não pegar essa doença grave?

Então, vamos lá:

A leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira. Em humanos a leptospirose causa vários sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem não ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarréia e erupções na pele. Se a leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite e problemas respiratórios. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças, de modo que a leptospirose é confirmada através de testes laboratoriais de sangue ou urina.

Contaminação
Contaminação por leptospirose geralmente é causada pela exposição à água contaminada com urina de animais infectados. Muitos tipos diferentes de animais carregam a bactéria e a maioria deles não apresentam nenhum sintoma da doença. A bactéria da leptospirose já foi encontrada em porcos, gado, cavalos, cães, roedores e animais selvagens, mas devido a proximidade com os humanos, os ratos são os principais responsáveis pela transmissão da doença. Os humanos são infectados através do contato com água, alimentos ou solo contendo urina de animais com leptospirose. Isso pode acontecer ao ingerir água ou comida infectada e através do contato da pele (especialmente nas superfícies mucosas com olhos e nariz, ou nas feridas). A leptospirose não é conhecida por se espalhar de pessoa para pessoa.

Os sintomas podem aparecer até 4 semanas após o contágio e se não for tratado rapidamente a recuperação da pessoa pode levar meses.



Prevenção?

O risco de adquirir leptospirose pode ser reduzido ao não nadar em águas que podem estar contaminadas com urina animal. Roupas e calçados que ofereçam boa proteção devem ser usados por aqueles expostos, em virtude do seu trabalho ou atividades, a água ou solo contaminado.




A dica é: Cuidem-se! Não entre em contato com as águas de enchente. A bactéria responsável pela transmissão da doença é um inimigo invisível, e todo cuidado é pouco! Caso o contato com a água for inevitável, use roupas e calçados que protejam seu corpo. E fique atento com você mesmo, se sentir alguns desses sintomas procure um serviço de saúde.


Veja mais em:
Leptospirose
Leptospirose, o que fazer?


Por, Aline Medeiros.


Dúvidas ou sugestões:
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário