terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como lidar com a enxaqueca


De alimentação, a mudanças comportamentais e tratamentos alternativos, muito pode ser feito para aliviar a terrível dor de cabeça



Enxaqueca é uma condição neurológica complexa, episódica, caracterizada por uma dor intensa e dolorosa, latejante, de um lado só da cabeça.

Entre outros sintomas a pessoa pode sentir náuseas; distúrbio visual; sensação de agulhadas e alfinetadas de um lado do corpo; sensibilidade exagerada a som, luz e odores; pescoço rígido e dolorido; letargia e exaustão.

A enfermidade acomete mais o sexo feminino: pesquisas do Reino Unido apontam que uma entre cinco mulheres sofre com a dor. Mas os homens (um entre 12) e as crianças (uma entre nove) também são vítimas.

Não se sabe exatamente por que as enxaquecas acontecem, porém várias teorias têm sido propostas com base em genética, vasos sanguíneos (constrição e dilatação), sistema nervoso e até uma deficiência do coração.

Também existem fatores desencadeantes da enxaqueca: alimentação, bebidas alcoólicas, fumo, estresse, exercícios extenuantes, alterações no padrão do sono, luzes brilhantes, barulho, odores e alguns medicamentos.

Além do tratamento medicamentoso, com analgésicos, muito pode ser feito para aliviar o incômodo.

“Mudanças na alimentação e técnicas de relaxamento podem ajudar a amenizar as crises”, diz a inglesa Wendy Green, estudiosa no assunto e ela própria portadora de enxaqueca, autora do livro 50 Coisas que Você Pode Fazer para Lidar com a Enxaqueca (Editora Larousse).

Fonte: Saúde IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário