terça-feira, 29 de março de 2011

Saiba quais são as alterações cardiovasculares durante a gestação

Durante a gravidez, a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto, chamado de débito cardíaco (DC), aumenta em torno de 30% a 50%.Este aumento começa aproximadamente na sexta semana de gestação e atinge o seu ponto máximo entre as décima sexta e vigésima oitava semanas.Devido ao aumento do DC, a frequência cardíaca em repouso acelera-se para uns 80 ou 90 batimentos por minuto.Gestantes cardiopatas podem descompensar o seu quadro clínico durante a gestação.

Depois da trigésima semana, o DC pode diminuir ligeiramente, devido ao fato de o crescimento do útero comprimir as veias que devolvem o sangue oriundo das pernas até ao coração.Durante o parto, no entanto, o DC aumenta em 30% e, depois do parto, diminui com rapidez, até chegar em 15% a 25 % acima do nível anterior à gestação.Depois, ao longo das próximas seis semanas, volta ao nível normal, ou seja, antes da gravidez.

O aumento do DC durante a gravidez deve-se, provavelmente, às alterações causadas
pelo fornecimento do sangue ao útero (aumento do volume circulante de líquidos). À medida que o feto cresce, mais sangue chega ao útero da mãe. No fim da gravidez, o útero recebe uma quinta parte de todo o volume sanguíneo materno.

Durante a realização de um exercício físico, a frequência cardíaca e o consumo de oxigénio por parte do coração aumentam mais nas mulheres grávidas do que nas não grávidas. O eletrocarduiograma (registro da atividade elétrica do coração em repouso) pode demonstrar algumas alterações.No exame cardiológico, taquicardia e sopros podem ser obsevados.Todas estas alterações são normais durante a gravidez, mas algumas anormalidades do ritmo cardíaco podem requerer tratamento.

A pressão arterial costuma diminuir durante o segundo trimestre, mas pode voltar aos níveis normais no terceiro trimestre da gestação.O volume de sangue aumenta 50% durante a gravidez, mas o número de glóbulos vermelhos, que são as células do sangue que transportam oxigénio e nutrientes para todo o organismo, só aumenta entre 25% e 30%, podendo ocorrer uma anemia.Por motivos desconhecidos, o número de glóbulos brancos, que são as células que combatem as infecções, aumenta ligeiramente durante a gravidez e, de forma notória, durante o parto e nos dias imediatamente posteriores ao mesmo.

Fonte: Portal do Coração

Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário