sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quem tem hábito de comer no cinema come até pipoca estragada


Comer pipoca no cinema pode ser mais do que apenas uma atividade social ou um prazer. De acordo com uma pesquisa da universidade de Southern California, quem associa um lugar com uma comida, como cinema e pipoca, tende a comer mesmo que o alimento não esteja próprio para o consumo. As informações são do Daily Mail.

Pesquisadores realizaram um teste levando pessoas ao cinema e entregando a elas sacos de pipoca fresquinha ou estragadas, sem indicar qual era o tipo. Quem não tinha costume de comer pipoca no cinema evitou as estragadas, mas quem tinha esse hábito comeu as pipocas novas e as velhas.

A pesquisadora Wendy Wood explicou ao site que isso indica que um hábito alimentar pode diminuir a percepção de gosto de um alimento, não importando se ele é bom o ruim. David Neal, também autor da pesquisa, diz que ao associar uma comida a um determinado ambiente nosso cérebro nos faz comer aquele alimento todas as vezes em que as características daquele ambiente forem apresentadas. Isso poderia explicar por que algumas pessoas não conseguem parar de comer.

Em outro estudo, os pesquisadores pediram para que os voluntários comessem com a mão não-dominante. Isso fez com que prestassem mais atenção ao que levavam à boca, e evitaram as pipocas velhas.

Wendy sugere que, para quem não consegue comer menos, uma dica é tentar comer com a outra mão, já que muitas vezes é difícil evitar os locais associados a certas comidas - e que podem ativar o cérebro a querer que você coma.


Fonte: Saúde Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário