sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alimentos ajudam na formação do cérebro dos bebês e na memória

Batata, ovo, leite, frutas vermelhas, peixes, sementes, vegetais e folhas escuras, contém subtâncias amigas do cérebro.

A vitamina ideal para as gestantes é o acido fólico. Ele é fundamental para a formação do cérebro e da medula do bebê. “O ácido fólico é encontrado em feijões, em vegetais folhosos escuros, como rúcula, couve, espinafre, legumes verdes escuros, na salsinha, cebolinha e no manjericão. A batata também é rica em ácido fólico”, explica Luciana Drumond, nutricionista.

Até os 18 meses o cérebro do bebê dobra de tamanho. “Para que ele amadureça adequadamente, substâncias do complexo B e do ácido fólico são fundamentais para que o processo embriológico ocorra normalmente”, diz Ariovaldo Junior, neurologista.

Por isso, depois da fase de amamentação, mantenha o leite no cardápio, ele é rico em substância do complexo B, principalmente o leite integral. Vale a pena introduzir na papinha, carnes que também contêm vitamina B.

Quarenta por cento do que a gente consome é para manter o bom desempenho do cérebro. Para as crianças que estão iniciando a fase escolar, além do leite é importante também consumir pão integral e frutas vermelhas que ativam o sistema nervoso e o funcionamento da memória.

As frutas vermelhas, como uva, framboesa e amora, contêm flavonóides que protegem os neurônios, e melhoram a memória.

Na adolescência acrescente à alimentação o ômega 3. “Nozes, sementes e a gordura presente em alguns peixes são neuroprotetores. Eles impedem a morte precoce dos neurônios, e consequentemente a perda de memória”, explica Ariovaldo Junior, neurologista.

“No caso do peixe, para preservar o ômega 3, é importante não fritá-lo, pois a alta temperatura do óleo desnatura o ômega 3”, alerta nutricionista.

Na dieta amiga do cérebro, a colina, um nutriente encontrado na gema do ovo, auxilia na formação intelectual e na transmissão dos impulsos nervosos. O ovo também tem outra excelente vitamina: a B12.

“Na falta de vitamina B, o indivíduo pode sofrer demência, e perda de memória semelhante á provocada pelo mal de Alzheimer”, afirma o neurologista.

E um alerta para todas as fases da vida: excesso de açúcar e gordura são inimigas do cérebro. “Eles podem colaborar para o processo de deposição de gorduras nas artérias que levam o sangue para o cérebro, desta forma elas facilitam a morte dos neurônios”, lembra o neurologista.

Receitas amigas do cérebro:


Sanduíche de atum com pão integral:
2 fatias de pão integral
4 folhas de rúcula
1 colher de sopa de atum ralado
1 colher de sopa de cream cheese
4 fatias finas de manga.

Sanduíche de frango com pão integral:
2 fatias de pão integral
1 folha de alface
6 folhinhas de manjericão
4 tomates secos, ou 4 fatias de tomate
Frango desfiado e temperado

Mini bolo de chocolate com nozes:
250 gramas de chocolate meio amargo ou ao leite em barra
170 gramas de açúcar
5 ovos
5 gemas
200 gramas de manteiga
50 gramas de nozes trituradas

Preparo:
Derreter o chocolate junto com a manteiga. Bater os ovos e as gemas com o açúcar. Juntar as duas misturas e envolver a farinha de trigo peneirada. Untar forminhas de pudim com manteiga e chocolate em pó, preenchê-las com a massa e levar ao forno a 180 graus.

Suco de couve com laranja e maçã:
2 folhas de couve
Suco de 2 laranjas
1 maçã com casca.
Preparo:
Bater todos os ingredientes, com três pedras de gelo no liquidificador.

Suco de frutas vermelhas:
6 unidades de morango
6 framboesas
100 ml de leite
50 ml de iogurte natural
1 colher de chá de aveia
3 pedras de gelo
Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador.




Fonte: Jornal Hoje

Ficou com dúvidas? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário ou mande email para efeitosaude@yahoo.com.br


Por, Aline Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário