terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Medicamentos devem ser tomados no horário correto para fazer efeito

Não basta tomar remédio, tem que ser na hora certa. Segundo os médicos, isso é tão importante quanto consumir a dose correta do medicamento.

Sebastião toma tantos remédios contra pressão alta três vezes por dia. “Eu tomo seis da manhã, meio dia e seis da tarde”, diz.

Existe até uma ciência que estuda como o organismo reage aos medicamentos, em cada momento do dia. O nome é complicado: cronofarmacologia.

As pesquisas comprovaram que alguns remédios devem ser tomados de manhã, outros à tarde e outros à noite. Isso aumenta a eficácia e reduz os efeitos colaterais.

Experimentos com ratos feitos na Universidade de Campinas confirmaram que a insulina, substância usada pelos diabéticos, faz mais efeito pela manhã.

“Porque o tecido muscular e o tecido gorduroso vão captar mais glicose. Isso não quer dizer que a insulina não vá ter efeito a tarde e a noite. Ela continua tendo efeito mas de forma menor”, explica Edson Delattre, cronobiologista Unicamp.

Remédios para tireóide, osteoporose e pressão alta também tem efeito potencializado durante a manhã. “Normalmente a pressão arterial é mais alta entre cinco e dez horas da manhã. Então esses remédios devem ser administrados principalmente na parte da manhã. Para começar a funcionar junto com o pico de pressão arterial”, afirma Flávio Pozzuto, cardiologista.

Já os medicamentos contra asma devem ser consumidos a noite. “Ele vai atingir o máximo de atuação exatamente no momento em que a asma estiver acometendo a pessoa com mais intensidade, no meio da madrugada”, diz o pesquisador.

Calmantes tomados durante o dia alteram o metabolismo. “Os calmantes devem ser administrados no período noturno, porque eles provocar diminuição da ansiedade com diminuição do sistema nervoso central”, diz o médico.

Sérgio Prades toma três remédios, regularmente, para pressão, tireóide e diabetes. Ele cumpre rigorosamente os horários, do jeito que o médico receitou. Tem até uma estratégia para se lembrar. “Eu tomo sempre depois das refeições para nunca esquecer”, revela o corretor de imóveis.

A maioria dos remédios antidepressivos deve ser tomada de manhã porque isso melhora a capacidade de raciocínio e de vigília, mas o importante mesmo é obedecer sempre a orientação médica.

Veja o vídeo da matéria que foi exibida ontem no Jornal hoje: Clique Aqui

Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário