quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo Parte II

Continuando o post anterior, vamos saber um pouco mais das causas, tratamentos possíveis e como melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de alguma disfunção na tireóide.

Causas

a) Hipotireoidismo

* Tireoidite de Hashimoto, uma doença auto-imune que provoca a redução gradativa da glândula;

* Falta ou excesso de iodo na dieta.

b) Hipertireoidismo

* Doença de Graves, doença hereditária que se caracteriza pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva dos hormônios tireoidianos;

* Bócio com nódulos que produzem hormônios tireoidianos sem a interferência do TSH, hormônio produzido pela hipófise.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireóide.

Níveis elevados deTSH e baixos dos hormônios da tireóide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireóide caracterizam o hipertireoidismo.

Tratamento


Em ambos os casos o tratamento deve ser introduzido assim que o problema é diagnosticado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente.

No hipotireoidismo, deve começar de preferência na fase subclínica com a reposição do hormônio tireoxina que a tireóide deixou de fabricar. Como dificilmente a doença regride, ele deve ser tomado por toda a vida, mas os resultados são muito bons.
No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia e depende das características e causas da doença. Deve começar logo e ser prescrito principalmente na 3ª idade a fim de evitar a ocorrência de arritmias cardíacas, hipertensão, fibrilação, infarto e osteoporose.

Recomendações

* Não se assuste com a idéia de epidemia de problemas na tireóide. Avanço nas técnicas de diagnóstico explica o aumento do número de casos;

* A ingestão regular do iodo contido no sal de cozinha evita a formação de bócio;

* A dosagem do TSH deve ser medida depois dos 40 anos com regularidade;

* Hormônios tireoidianos não devem ser tomados nos regimes para emagrecer (produzem maior queima dos músculos do que de gordura);

* Procure adotar uma dieta alimentar equilibrada. É engano imaginar que o hipotireoidismo seja fator responsável pelo ganho de peso, porque as pessoas costumam ter menos fome quando estão com menor produção dos hormônios tireoidianos;

* Atividade física regular é indicada nos casos de hipotireoidismo, mas contra-indicada para pacientes com hiprtieoidismo;

* Fumar é desaconselhável nos dois casos;

* Não minimize o mau funcionamento da tireóide. Discuta com o médico a melhor forma de tratamento para seu caso e siga suas orientações.

Entrevista - Dr. Marcello Bronstein

E atenção, se você que tem hipotireoidismo e faz tratamento com os medicamentos a base de levotiroxina, não esqueça de que esse medicamento é MUITO sensível a alimentação. É importatíssimo que ele seja tomado 1 hora antes do café da manhã, pois a alimentação diminui significativamente o efeito do medicamento. Muitas vezes a pessoa toma doses mais altas do que o necessário pelo simples fato de não tomar o medicamento corretamente.


Fonte: Hipotireoidismo e Hipertireoidismo


Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário