quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rinite X Gripe X Resfriado - Como saber a diferença

O assunto de hoje foi por indicação da Camila, ela perguntou como nós podemos saber se estamos gripados, resfriados ou rinite.

Bastam alguns espirros para que as famosas crenças populares entrem em cena. A avó diz que é gripe. Para a mãe, é um resfriado, enquanto o tio garante que a causa do problema é a rinite. Qual deles está certo? Por terem sintomas semelhantes, apesar das causas diferentes, é comum que as pessoas se confundam na hora de "pré-diagnosticar" o problema. Com isso, aumenta o risco do consumo inadequado da medicação, além do atraso no início do tratamento correto.



RESFRIADO
O resfriado é causado pelo rinovírus. Possui sintomas leves e, geralmente, o tratamento é rápido. O sintoma predominante do resfriado é a obstrução nasal e são raros os casos em que o paciente apresenta febre ou dores musculares.

GRIPE

A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza. Os sintomas desta moléstia são mais fortes do que os
apresentados no resfriado. Os infectados apresentam febre alta, dores musculares e de cabeça, cansaço e obstrução nasal. O ciclo da doença dificilmente ultrapassa 10 dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente. Para o tratamento da gripe, recomenda-se repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos. O uso de antialérgicos e antitérmicos deve ser administrado conforme orientação médica.

RINITE ALÉRGICA
A rinite é uma inflamação do revestimento interno do nariz. As rinites se caracterizam por quatro sintomas básicos: nariz entupido, secreção nasal, espirros e coceira no nariz. Os sintomas são manifestados logo após alguns minutos do contato com alguma substância que provoca a alergia.
Ao contrário da gripe e do resfriado, os pacientes não apresentam desconfortos como dores musculares e de cabeça, febre e indisposições. O indivíduo acredita estar sempre com resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaléia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade e quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes, como fumaça, produtos químicos ou perfumes. Lugares frios e úmidos favorecem o aparecimento da rinite na medida que se usam mais cobertores e roupas de lã e o sol aparece por menos tempo.
Para o tratamento deste tipo de alergia, é indicada a limpeza do ambiente, para que sejam tirados os agentes causadores da alergia. Como nem sempre esta limpeza é possível, o tratamento medicamentoso (que inclui vacinas) consiste na imunização do paciente.

Você sabia que existe a rinite causada por medicamentos?
A rinite medicamentosa é muito freqüente, pois as pessoas usam medicamentos no nariz sem orientação médica, ignorando os riscos que estão correndo. Muitos medicamentos usados no nariz podem causar rinite, ao invés de curá-la. Pois o uso contínuo desses medicamentos faz com que o organismo se acostume com a presença dele e com isso o nariz acaba apenas descongestionando com o uso do produto.

De qualquer forma a Rinite alérgica é a mais comum, veja o que você deve fazer para prevenir a doença, se for o seu caso:

- Evite a poeira doméstica e os ácaros; e
- Evite agentes e substâncias irritantes.

Para evitar a poeira doméstica:

- Retire tudo o que pode juntar poeira em sua casa;
- Tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais de alojamento de ácaros e poeira;
- Os pisos lisos são muito mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros;
- Tapetes finos e pequenos, que podem ser lavados, são mais práticos e menos prejudiciais;
- Cortinas leves, que podem ser lavadas são as ideais;
- Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, se possível, diariamente;
- Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que os raios solares entrem o maior tempo possível.

O quarto é o local mais importante:

Você passa pelo menos oito (8) horas por dia em seu quarto dormindo, se arrumando, lendo, etc. Este é, portanto, o local mais importante de sua casa e também um dos ambientes mais contaminados por ácaros.

- O colchão e os travesseiros devem ser forrados com material antialérgico ou plástico para impedir a passagem de poeira. Os melhores travesseiros para alérgicos são os de poliéster.
- Use edredões, desde que não sejam de penas, em vez de cobertores de lã e, se possível, lave-os a cada dez (10) dias.
- Coloque as roupas no armário; e as de lã, em sacos plásticos fechados.
- Bichos de pelúcia armazenam muita poeira. Livre-se deles ou deixe-os guardados longe das crianças e, se possível, lave-os a cada dez dias também.



Veja mais:
Gripe, Rinite ou sinusite?
Rinite
Gripe X Resfriado X Rinite


Por, Aline Medeiros

2 comentários:

  1. Muito Obrigada... adorei o post..
    assim como eu e outras pessoas puderam tirar a duvida da diferença entre os 3..

    eh realmente eu tenho rinite alergica.. hehehe eh uma tristeza..

    beijos Flor..

    ResponderExcluir
  2. Oiii amiga, que legal esse post mas como sempre vivi em medicos e com a tua ajuda tambem já consigo destinguir e por incrivel que pareça é muito dificil eu ter gripe, sempre rinite e alguns resfriados hehee bjssss

    ResponderExcluir