segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dipirona ou Paracetamol? Qual a melhor escolha?

Esse tema foi sugestão da Andréia, ela me mandou email dizendo que nunca sabe quando usar paracetamol ou dipirona, em caso de dor ou febre. Então, vamos ao assunto:

Todos os dois são potentes analgésicos e antipiréticos, traduzindo, agem no combate da dor e febre. Mas existem particularidades entre eles e na hora de optar por um ou outro deve-se levar em conta qual tem mais segurança, em relação a efeitos adversos.

Paracetamol
Este medicamento é uma opção segura, de uma forma geral, para todos os pacientes, independente de idade, desde que usado em doses terapêuticas (ou seja, nem abaixo do recomendado - assim não fará efeito desejado; nem acima - podendo levar a uma intoxicação).
Pessoas com problemas no fígado devem ter cuidado maior quando foi utilizar o medicamento. Sabe-se que quando for usado em doses altas e/ou o tratamento for a longo prazo este medicamento pode causar problemas hepáticos. Portanto, pessoas que possuem algum tipo de problema no fígado, são fãs de bebidas alcoólicas e tomam uma série de medicamentos de uso contínuo devem prestar mais atenção quando usar esse medicamento.

Dipirona
A dipirona é tão eficaz quanto o paracetamol, porém tem sido o medicamento de segunda escolha pelos médicos. Inclusive a dipirona é proibida em alguns países devido ao seu histórico de problemas sanguíneos, como anemia aplástica, agranulocitose além de reações dermatológicas e distúrbios gastrointestinais.



Comparando-se um e outro, conclui-se que:

* O perfil de segurança do paracetamol é maior, por isso é o medicamento de primeira escolha;
* Paracetamol é últil no manejo de dor e febre e pacientes de todas as idades, desde que usado em doses terapêuticas;
* Pacientes devem ser educados em relação ao limite da utilização do paracetamol em condições de alto risco;
* Os problemas sanguíneos relacionados ao uso da dipirona são raros, porém é independente da dose, por isso de difícil prevenção, sendo assim não deve ser utilizado como primeira escolha.


No dia a dia da farmácia todos os dois são amplamente vendidos. Todo medicamento pode apresentar efeitos adversos e deve ser utilziado com cuidado e sempre sob orientação de um profissional de saúde. Converse com meu médico ou farmacêutico e veja qual dos dois é o mais indicado no seu caso, jamais o utilize por conta própria. Aqui estou esclarecendo seu uso e destacando apenas seus principais pontos, a escolha adequada de um ou outro é mais complexo que isso.


Saiba mais:

Portal Saúde


Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

19 comentários:

  1. é no meu caso só posso usar o paracetamol pois tenho alergia a dipirona...

    então uso o paracetamol pra tudo.. dor de cabeça, dor no corpo, colica, etc...

    é otimo demora um pouco pra fazer efeito, mais no fim ele é bom!!

    beijos flor

    ResponderExcluir
  2. Pode tomar dipirona e paracetamol juntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.. O que pode fazer é intercalar um e outro.
      Por exemplo, o modo de usar é de 6/6 horas os dois. Você toma a dipirona ao meio dia, às 15h pode tomar um paracetamol, e às 18h toma outra dipirona, e às 21h pode tomar paracetamol.
      Mas isso deve ser feito em casos raros e sob orientação de um médico!

      Excluir
  3. tenho alergia a dipirona posso tomar o paracetamol para dor e etc, fico com muito medo pois a minha reação alérgica e muito perigorosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se você tem alergia a dipirona não quer dizer que tenha alergia ao paracetamol.
      Quimicamente eles são diferentes e é a opção de escolha para quem tem alergia a dipirona.
      Pode ser que seu organismo também seja alérgico ao paracetamol, mas isso não tem relação nenhuma com a dipirona.
      Pode tomar sem problemas.

      Excluir
  4. sou alergica a dipirona catafran

    ResponderExcluir
  5. ola quem tem alergia a dipirona pode tomar cimelide?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, eu tinha essa dúvida há tempos..

    ResponderExcluir
  7. Qual dos dois vicia mais rápido, no sentido de perder a eficácia devido ao uso muito frequente?

    ResponderExcluir
  8. Por isso que o medico sempre receita Paracetamol, mas a minha dor de cabeça só sara com Dipirona, acho o Paracetamol muito fraquinho.

    ResponderExcluir
  9. tb acho mais fraco,mesmo os com cafeina,para as minhas dores na cabeça não funcionam,só dipirona mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Meu filho está tomando Notuss (10 ml de 12/12 hs>) para tosse e começou com febre, fui lá e dei 35 gotas de Dipirona e somente depois que vi que o Notuss tem Paracetamol e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas. Se a febre continuar mesmo com o notuss é pq é necessário tomar outro antitermico junto, pois a dose de parecetamol pode não ser o suficiente para baixar a febre dele.

      Excluir
  11. Se é pra fazer análise de ambos, que discorra sobre ambos na mesma proporção. Dizer que um é mais seguro que o outro é fácil. Faltou citar uma tal "eficácia", que as pessoas levam muito em consideração, as vezes (na maioria) mais que a segurança.

    Davi Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi.
      Por isso mesmo que escrevi esse texto, pois o risco nunca pode ultrapassar o benefício que o medicamento pode trazer ao organismo, salvo em algumas excessões amplamente estudadas e avaliadas.
      Obrigada.

      Excluir
  12. Meu comentário tem que ser "aprovado"? Subentende uma pessoa? Sendo você essa pessoa, desconsidere ambos comentários.

    Davi Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi, o comentário tem que ser aprovado para evitar que outras pessoas aproveitem desse espaço para comentar de forma inapropriada.

      Excluir
  13. Oi Aline.
    Desculpe eventual grosseria. Grato pelas respostas.

    Entendo que seu texto não poderia ser diferente. Afinal, não seria ético dizer que "o benefício supera os riscos" de um medicamento.
    Mas o que você me diz quanto aos comentários acima e às milhares de pessoas que juram só passar a dor com dipirona? Cultura familiar? Placebo?

    Novamente grato.
    Davi Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então, isso depende muito de cada pessoa. O mesmo medicamento pode fazer bem para uma pessoa e para outra não ser tão eficaz assim. Isso depende de uma infinidade de fatores, entre eles a tolerância para dor, por exemplo, o local de dor, a causa, a genética. A cultura familiar influencia muito também, as pessoas tendem a usar aquilo que são mais comuns a rotina deles, aquilo que minha mãe usava e fazia bem e assim por diante.
      E em muito casos o psicológico também afeta diretamente no efeito, se a pessoa toma um medicamento pra dor achando que vai fazer um efeito milagroso, em muitos casos ele realmente faz efeito (isso acontece não só com medicamentos para dor, e sim com medicamentos para ansiedade, por exemplo).
      Isso depende de cada caso e deve ser tratado individualmente.

      Excluir