segunda-feira, 10 de maio de 2010

Como funciona a popular "PÍLULA DO DIA SEGUINTE"?

A contracepção de emergência, conhecida popularmente por pílula do dia seguinte, é um medicamento emergencial, indicado para situações em que ocorreu a falha de outro método contraceptivo durante a relação sexual ou quando ela foi desprotegida.
Esse medicamento é composto apenas de progesterona. Ela é considerada mais potente, porque possui maior concetração de hormônio, quando comparada a uma pílula tomada diariamente.

Idealmente, esse medicamento deve ser tomado até 24 horas após a relação desprotegida, garantindo eficácia em 94% dos casos. Mas pode, eventualmente, ser tomada após 72 horas, porém os riscos de gravidez são maiores. Além disso a pílula do dia seguinte causa irregularidade no ciclo menstrual, aumentando o sangramento e tem como efeitos colaterais dor de cabeça, náuseas e vômito.

É comum ver mulheres utilizando a pílula do dia seguinte como mais um método contraceptivo, associando seu uso, inclusive, com o da pílula de anticoncepcional. Isso é totalmente contra indicado, pois a dose de hormônio que a mulher estará ingerindo é, praticamente, uma agressão ao seu corpo. Por isso, se você usa a pílula de anticoncepcional tradicional regularmente, não se preocupe e não precisa tomar a pílula do dia seguinte, salvo em algumas situações particulares, como o uso de alguns antibióticos, que podem tirar o efeito do anticoncepcional. Mas converse com seu farmacêutico ou médico de confiança, que ele irá lhe indicar a melhor escolha.

Na verdade a pílula anticoncepcional é o nosso próximo tema. Vou tirar as principais dúvidas da mulherada que segue o blog e dos homens que também tem obrigação de saber e orientar as namoradas e esposas! Se você tem alguma dúvida sobre isso mande um email para efeitosaude@yahoo.com.br. A pessoa não será identificada e a dúvida será resolvida.

Até a próxima.

Por, Aline Medeiros.

2 comentários:

  1. hum.. é mto bom ficar informada.. =]]

    adoro ler o q vc escreve =D

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que vc me esclarecesse uma dúvida: uma mulher em uso de anticoncepcional oral esqueceu de tomar duas pílulas seguidas (sabado e domingo) e no domingo ela tomou a pílula do dia seguinte, o que ela deve fazer: continuar com o uso do anticoncepcional? ou parar, deixar vir a menstruação e começar nova cartela, ou qual seria a melhor opção??

    ResponderExcluir