segunda-feira, 18 de julho de 2011

Vitaminas consumidas em excesso podem representar risco à saúde

A vitamina C em excesso pode provocar pedra nos rins. Médico alerta ainda que, sem orientação, consumo de vitaminas sintéticas é pouco eficiente.

Você é daqueles que, no primeiro espirro, já corre para a farmácia? Muitas pessoas, nesta época do ano, apostam nos complexos vitamínicos para evitar gripes e resfriados. Mas, o consumo em excesso de vitaminas pode ser perigoso. A vitamina C, por exemplo, em excesso pode provocar até pedra nos rins, mas muitos acham que, para ter uma vida saudável, é preciso tomar vitaminas em cápsulas ou comprimidos.

É uma variedade ao alcance das mãos: vitaminas que podem ser compradas em qualquer farmácia sem receita médica. “Eu tomo vitamina C e tomo uma com vários minerais para prevenir gripes e viroses”, conta uma mulher. “Eu tomo esses complementos vitamínicos. Sinceramente eu não sei dizer se ajuda. Tomo porque dizem que é bom”, confessa um senhor.

O médico nutrólogo Edson Credidio, da Universidade de Campinas (Unicamp), explica que sem orientação médica o consumo de vitaminas sintéticas é pouco eficiente. “Existem vitaminas efervescente de até 2 g. É muita coisa. Nós necessitamos de 60 mg. O corpo vai tirar os 60 mg, e o resto sai na urina”, explica.

O mais grave é que o consumo em excesso desses complexos pode trazer sérios problemas à saúde. “Como falta de vitaminas leva a doenças, o excesso também. A carência de vitamina A leva à cegueira noturna, o excesso vai lesar a vista. O excesso de vitamina C, por exemplo, leva à pedra nos rins”, alerta o médico Edson Credidio.

Edson Credidio usa o sal para demonstrar o que acontece quando ingerimos vitaminas além do necessário. “Ir colocando gradativamente no copo com água e mexendo, no começo, fica incolor, depois turvo, em seguida ele fica depositado. Você imagina o estrago de depositar em toda a trama renal. Aquilo vai ficar um cálculo gigante nos rins”, aponta.

O organismo humano tem necessidade diária de vitaminas, mas os médicos explicam que apenas um exame de sangue pode dizer se estamos com deficiência delas e se é necessário consumir as vitaminas sintéticas. No geral, a receita está em uma alimentação variada, rica em verduras, legumes e frutas, é o suficiente para repor o que o corpo precisa.

No caso da vitamina C, Salete Brito, nutricionista da Unicamp, dá uma lista de opções de consumo. “Basicamente, uma ou duas laranjas ou mexerica, dez morangos ou cinco acerolas, uma manga ou uma goiaba por dia”, ensina. E para repor a vitamina A? “Um copo ou dois de leite por dia. Um bife por dia, ou um bife de duas a três vezes por semana, uma gema de ovo, duas a três vezes na semana”, cita a nutricionista.

O complexo B está presente em alimentos de origem animal e verduras escuras. A receita é simples: arroz, feijão, uma carne, legumes, salada e uma fruta de sobremesa. “Tendo essa base, você praticamente não erra”, afirma Salete Brito.

A nutricionista explica ainda que as vitaminas dos alimentos têm nutrientes que ajudam na absorção delas. Para que a vitamina C seja absorvida, por exemplo, o corpo precisa de um nutriente chamado luteína, que é encontrado nos alimentos, mas não nas cápsulas. Sempre é melhor buscar a forma natural, nos alimentos, de se abastecer com as vitaminas de que o corpo precisa. E os médicos conscientes só receitam vitaminas em casos especiais: convalescência, mulheres grávidas, fraqueza.


Fonte: Bom Dia Brasil. Veja aqui o vídeo da matéria.

2 comentários:

  1. tomo oleo de linhaça todos os dias o ecesso pode causar algum problema. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Tudo que for tomado muito pode fazer mal, qualquer medicamento seja ele natural ou não!
    Você pode tomar todos os dias, fazer um tratamento sabe? Depois faz uma pausa de alguns meses e se preferir continue tomando a dose recomendada.
    Mas nao tome ele todos os dias por um longo período, ele poderá trazer problemas para o seu organismo!

    ResponderExcluir