quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Posso usar protetor solar no rosto e passar um creme antiidade junto? E maquiagem? Tire suas dúvidas!

Proteger a pele do sol e mantê-la hidrata ou maquiada requer cuidados tanto na escolha dos produtos quanto na aplicação deles

A necessidade de proteger a pele dos raios ultravioletas emitidos pelo sol já é de conhecimento geral da população. O que pouco se fala é de como utilizar o protetor ou bloqueador solar junto de outros produtos aplicado no rosto, como é o caso dos cremes antiidade (ou com outras finalidades) e maquiagens.


A dermatologista titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dra. Isabel Martinez, diz que não existe problema no uso simultâneo do protetor solar com outros produtos. No entanto, é preciso ter alguns cuidados tanto na escolha da marca quanto na aplicação. A especialista diz que o protetor solar precisa ter estabilidade para poder comportar o uso de outro produto. Se ele não oferecer esta qualidade, a pessoa não vai estar completamente protegida. Para o uso junto de cremes faciais, o ideal é que a aplicação seja feita primeiro do creme em questão para, depois, passar o protetor ou bloqueador solar, já que o protetor bloqueia a pele de qualquer efeito, até mesmo de cremes. Os cremes que já contêm fator de proteção solar são uma ótima opção. No entanto, é preciso ficar atento ao fator de proteção oferecida e a necessidade de cada pele. Para quem precisa de um bloqueador solar, apenas os cremes não são efetivos.


Já para quem usa maquiagem, a aplicação deve seguir o sentido inverso: primeiro o protetor solar, depois a maquiagem. Neste caso, existem produtos que oferecem uma facilidade às consumidoras, como é o caso das bases que também oferecem proteção solar. Mais uma vez, é preciso ficar atenta ao fator de proteção do produto. Pessoas de pele muito clara e com melasmas devem consultar um dermatologista para analisar a melhor opção de proteção. Outra preocupação apontada pela dra. Isabel é com relação a necessidade de reaplicação do protetor. Ela diz que mesmo para quem trabalha em escritório existe a necessidade de reaplicar o protetor solar a cada duas horas.


Texto disponível em: Guia da Farmácia

Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

64 comentários:

  1. estou usando clariderm creme a noite e de dia uso protetor solar e logo em seguida passo maquiagem posso continuar ou nao?

    ResponderExcluir
  2. Sim, pode continuar. É exatamente assim. Com o Clariderm é bom ter bastante cuidado de manhã, retirá-lo por completo. Após isso, passe o protetor, aguarde um pouco e use a sua maquiagem.

    ResponderExcluir
  3. olá, eu uso protector solar da Nivia, e nao uso outro creme no rosto, posso passar a usar um pó por cima do prtector? é que sempre que uso o protector a minha pele fica muito oleosa, e fica feio.

    ResponderExcluir
  4. Olá, pode usar sim. Mas espere a pele absorver o protetor primeiro (aguarde uns minutinhos) e após isso aplique o pó. Isso acontecia comigo, troquei por um protetor em gel, ou oil free, não preciso mais usar pó, pois a pele não fica oleosa. Você encontra esse produto em farmácias e farmácias de manipulação, é uma outra sugestão.

    ResponderExcluir
  5. ok, muito obrigada, valeu mesmo

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se é possivel utilizar primeiro o creme de dia e depois o protetor solar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Pode ser sim, passe o creme, aguarde uns minutinhos até a sua absorção e depois passe o protetor!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se eu tomar colageno pode evitar aumento de rugas no futuro. Obrigaga

    ResponderExcluir
  9. Sim, a pouca quantidade de produção de colágeno é o principal vilão no caso da pele enrugada e flácida.
    O colágeno sintético possui os mesmos efeitos que o colágeno que nós produzimos, mas não é bom tomar sempre os comprimidos. Existem alimetnos que estimulam a produção do colágeno pelo nosso organismo, é mais interessante você ir por esse caminho do que tomar para sempre um comprimido de colágeno.

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline. Gostaria de saber o seguinte: primeiro uso um creme específico para meu tipo de pele que é oleosa, depois o protetor solar e logo após a maquiagem. E quando tenho que aplicar o protetor solar novamente? Basta reaplicá-lo? Qual o procedimento correto?

    ResponderExcluir
  11. posso passar o bloqueador solar e depois a maquiagem .

    ResponderExcluir
  12. Isso.. aguarde uns instantes até o bloqueador ser absorvido e depois use a sua maquiagem..

    ResponderExcluir
  13. bloqueador ou protetor solar para o rosto?? qual o mais indicado??

    ResponderExcluir
  14. Amei..as resposta era tudo ke eu precisava, salvo a questão da reaplicação do protetor. Se eu tenho ke reaplica-lo a cada duas horas, tenho ke tirar a maquigem toda vez?

    Obs:trabalho emescritorio e é obrigatoria a maquiagem.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. "silvia costa
    bloqueador ou protetor solar para o rosto?? qual o mais indicado??"
    O MAIS IMPORTANTE É ATÉ O FATOR, E TUDO DEPENDE DO TOM DA SUA PELE.
    BJSS

    ResponderExcluir
  16. "Amei..as resposta era tudo ke eu precisava, salvo a questão da reaplicação do protetor. Se eu tenho ke reaplica-lo a cada duas horas, tenho ke tirar a maquigem toda vez?

    Obs:trabalho emescritorio e é obrigatoria a maquiagem.

    Beijo "

    ACREDITO QUE PARA FICAR NO ESCRITÓRIO NÃO HÁ TANTA NECESSIDADE DE REAPLICÁ-LO A CADA 2 HORAS, A NÃO SER SE VOCÊ TRANSPIRE MUITO OU MOLHE SEU ROSTO. NESSE CASO O IDEAL É TIRAR A MAQUIAGEM, APLICA O PROTETOR E DEPOIS A MAQUIAGEM NOVAMENTE, POIS SE VOCÊ USAR A BASE, POR EXEMPLO, ELA NÃO DEIXARÁ QUE O PROTETOR SEJA ABSORVIDO COMPLETAMENTE.
    BJSS

    ResponderExcluir
  17. oi Aline, Boa Noite! gostaria que me tirasse uma dúvida, se possível, eu tenho a pele bem clara, e uso diariamente bloqueador solar, tenho a pele oleosa, e atualmente uso o bloqueador solar ada tina matte fps 50, gosto muito dele, mas ele tem um defeito que é deixar o rosto muito branco depois da aplicação, a minha dúvida é se posso aplicar um pó compacto por cima para disfarçar o aspecto branco,obs: o pó compacto a que me refiro é da linha adcos fps 30, cor peach, portanto ele tb tem proteção solar, gostaria que me desse a sua opinião, desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode usar sim. Aguarde uns minutos para que o protetor seja absorvido e passe o pó.
      Se quiser nem precisa usar um pó com proteção solar. Sem problemas.

      Excluir
  18. Olá Dra Aline, este artigo me ajudou muito, até pq às vezes estava colocando primeiro o protetor depois o creme e a maquiagem...
    Valeu a dica: Uso creme anti rugas (varia a marca, às vezes Vichy, outras Avene, outras Clarins)protetor em Fluido da La Roche Posay, e depois a maquiagem... essa seria a ordem correta certo?
    O tempo entre uma aplicação de produto para a outra pode variar em tirno de 2 minutos...
    Outra coisa, quanto de protetor devo passar. Lí numa revista que tem que ser uma quantidade equivalente a uma colher de sobremesa... mas eu acho muito pq como eu uso o protetor 50 em fluído a minha pele fica toda branca (como se tivesse passado hipogloss) e demora para absorver devido a quantidade de produto. Gostaria de saber qual a quantidade indicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, pode ser assim. Sem problemas.

      E a quantidade não precisa ser uma colher de sobremesa.
      Eu, por exemplo, uso bem pouquinho, a quantidade suficiente p/ conseguir espalhar uniformemente pelo meu rosto.

      Excluir
  19. meu creme possui fps 15,mesmo assim ainda posso usar o protetor fps 30 logo apos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser, pode sim. Sem problemas!
      Passe o protetor primeiro, e depois o creme!

      Excluir
  20. oi aline estou fazendo atualmente linpeza para pele.tenho uma pele oleosa com espinha, minha dermatologista passou um protetor ¨menesol oil control¨spf 30 voçe acha quntas vezes eu devo uzar por dia..e qual a quantidade certa..
    elisangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse protetor é bem bom.
      Pode passar duas vezes ao dia (manhã/tarde), no máximo. E passe a quantidade suficiente para que consiga espalhar uniformemente por todo o rosto. Não precisa deixar a pele toda branca, passe ocmo se fosse um hidratante comum.

      Excluir
  21. Oi, aline uso uma pomada em cima dos olhos para Vitiligo, e posso passar o protetor solar logo em seguida, em cima? Bjs.. Steffany

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline, uso um creme natura politensor de soja FPS15 e em seguida um protetor facial FPS30, pois tenho manchas no rosto. Há algum problema com realação a isto? estou usando de forma correta? obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Eu uso um bloqueador solar fator 100 manipulado e passo o pó compacto da renew da avon (que tem fator 15) por cima. Tem problema ?

    ResponderExcluir
  24. Oi Aline tudo bem?? Escutei q se usar um protetor no rosto ou corpo fator 20, e esperar uns 15 minutos e passar um protetor fator 30, eu terei uma proteção equivalente a 50 , isso é verdade??

    ResponderExcluir
  25. Oi estou usando protetor solar da belcorp fator cinquenta e creme concentre total da L'bel tambem da belcorp gostaria de saber . faço a jigienização com esfoliante e tonico e passo o protetor e em seguida esse creme global, e depois creme pra area dos olhos gostaria de saber se esta certo o procedimento. Obrigada

    ResponderExcluir
  26. ola bom dia minha pele esta cheia de enrugado eu queria saber seposso tomar algo ou passar um creme para melhorar obrigada

    ResponderExcluir
  27. Olá, gostaria de saber se existem no mercado filtros solares com longa duração. Atualmente só conheço o da minesol roc oil control. Como minha pele é mista, ele a deixa muito ressecada. Passo filtro de manhã, antes da maquiagem, e seria ótimo se durasse umas 8 hs, para q não fosse necessário retirar a maquiagem para reaplicá-lo.
    Atualmente uso o ansolar gel creme fps 30... é suficiente aplicá-lo somente uma vez ao dia?

    ResponderExcluir
  28. uso acido glicolico 4% a noite e hidlafil loçao cremosa duas vezes durante o dia !! no caso do hidlafil quantos ml devo usar no rosto para cada aplicaçao ? desde ja obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passe a quantidade suficiente para cobrir todo o seu rosto, pode ser uma fina camada.

      Excluir
  29. mas aline , mesmo assim minha duvida persiste !! por que? o hidlafil e caro e nao esta rendendo muito pra mim!! por isso queria saber a quantidade em ml , se existe uma regra de quantos ml passar pra que eu nem passe muito e consequentemente gaste mais dinheiro e para que eu nem passe pouco afetando assim a proteçao !!! queria saber tambem quanto tempo mais ou menos dura a proteçao do hidlafil ja que o mesmo e um hidlatante com filtro!! desde ja muito obrigado doutora aline !!! abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enão, não sei te dizer exatamente a quantidade em ml.
      Vc deve passar uma fina camada o suficiente para cobrir o rosto.
      deve reaplicá-lo sempre que necessário, ou seja, sempre que molhar o rosto, se tiver um período de muito suor. O ideal é duas vezes ao dia, mas depende de cada pessoa.

      Excluir
  30. oi gostaria de saber se solaquim clareia melasma o so ilusao

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de saber qual é o melhor protetor solar em gel para o rosto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto do Episol. É mais caro, mas é bem recomendado pelos dermatos..

      Excluir
  32. sempre que saiu de casa uso maquiagem para esconder as olheiras e as espinhas, mais não uso protetor solar pois minha pele fica muito oleosa! posso aplicar a maquiagem e depois o protetor solar no rosto ou primeiro o protetor e depois a maquiagem? o que faço para usar o protetor e maquiagem não deixando a minha pele muito oleosa?

    Letícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Vc deve usar o protetor antes da maquiagem.. E procure um protetor a base de gel, ou oil free (livre de óleo), assim sua pele não fica oleosa!

      Excluir
    2. Obrigada! (:

      Letícia

      Excluir
  33. ALINE, BOA TARDE.
    GOSTARIA DE SABER SE PROTETOR SOLAR DA MARY KAY E BOM.
    SE VOÇE ME INDICARIA OUTRO.
    FICO NO AGUARDO.
    UM GRANDE BEIJO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não conheço exatamente parta te dar uma posição firme.
      Gosto do Episol, que é que eu utilizo, mas existem várias maras no mercado que são excelentes.

      Excluir
  34. Oi Aline Boa tarde,
    Gostaria de saber se você conhece aquele produto chamado LIMPA PELE. Se ele realmente é bom, e se pode ser usado junto com maquiagem.
    Fico no aguardo, Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Olá Aline Boa tarde!
    Que produto disponível hoje no mercado,que podemos comprar e usar sem ter que ir em um dermatologista para tirar manchas? Já usei o Clariderm mas não vi muito resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem disponivel seria o clariderm mesmo. ele eh um otimo clareador de manchas, mas tudo depende da causa dessa mancha.
      Nesse caso, se nao resolveu, eh bom vc ir nunm dermato, pois ele pode elaborar um creme especifico pra sua pele, e vc manda fazer numa farmacia de manipulaçao.

      Excluir
  36. aline ,faço tratamento com ac glicolico e meu medico pediu pra eu passar hidlafil loçao duas vezes ao dia !! se eu passar uma vez so ,de manha, e nao suar e lavar o rosto e necessario mesmo assim reaplicar o hidlafil ? levando em conta que tbem nao tomo sol !! no caso do acido glicolico a quantidade de 1 ml estaria bom pro rosto todo? obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O ideal eh usar duas vezes ao dia mesmo, pois nao eh soh o sol que pode causar manchas na pele, ate as lampadas fluorescentes podem fazer isso.
      Ja q vc esta fazendo um tratamento com acido, acho melhor vc usar o protetor certinho, para nao ter problemas. e a quantidade tem que ser a suficiente para cobrir o rosto todo, uma fina camada.

      Excluir
  37. É verdade que temos que tirar o protetor ou bloqueador antes de dormir, pois pode se causar várias doenças?? e quais são elas se sim?? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é retirar para deixar a pele livre para respirar.

      Excluir
  38. Olá,

    a noite tenho passado cremes antiidade da Pierre e durante o dia tenho passado bloqueador solar da AVON juntamente com antiidade da Pierre. Usava Filtro solar da SunMax... mas é muito caro. Posso continuar usando o bloqueador da avon juntamente com os cremes???

    ResponderExcluir
  39. Oi,

    Uso creme anti-sinais da Natura dia e passo protetor solar da La Roche- posay (Hélioblock)antioleosidade e antiumidade. Mas quando passo o protetor forma-se gominhos, como se um dos cremes estivesse saindo. Será que isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que esperar uns minutinhos pra aplicar um em cima do outro, tente esperar mais tempo para que o primeiro seja abosrvido. De repente resolve.

      Excluir
  40. pode usar hidratante corporal no rosto?

    ResponderExcluir
  41. Olá Aline,
    Parabéns pelo blog, muito esclarecedor. Sempre tive dúvidas de como usar protetor, cremes e maquiagem.
    Eu tenho alergia de alguns protetore solares, inclusive do Episol que vc sugere nos comentários acima. Estou usando o Sun Max sensitive fps 30. Vc pode me dizer se ele é bom. Pq uso vitacid gel a noite. Obrigada.

    ResponderExcluir
  42. Olá! Eu gostaria de saber se eu usar um creme antes da base diminui a chance de ter cravos ou tanto faz botar creme ou não que os cravos aparecem do mesmo jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito da causa dos cravos, mas usar um creme antes ajuda bastante, e se sua pele for oleosa use um a base de gel, e nao em creme.

      Excluir
  43. Oi, para o rosto é melhor usar protetor ou bloqueador? Qual fator é ideal para o rosto?
    Eles ajudam um pouco a prevenir cravos e espinhas ?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade protetor e bloqueador é a mesma coisa, denominamos bloqueador os que possuem fps maior que 30 por exemplo.
      Tudo depende do tipo de pele, mas o ideal eh 30 no minimo.
      Alguns sim, depende muito, se vc tem a pele oleosa e usar um em loção ou em cerem, ele pode ate piorar, ai use os em forma de gel;

      Excluir