terça-feira, 7 de junho de 2011

Casais soropositivos passam por inseminação gratuita em SP


O sonho de conceber um filho saudável já é uma realidade para muitos casais soropositivos e sorodiscordantes (quando apenas um dos parceiros possui o vírus HIV) do Estado de São Paulo. Isto porque há o ambulatório de reprodução assistida, instalado pela Secretaria do Estado da Saúde no Centro de Referência em DST/Aids, serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com o Centro de Reprodução Assistida da Faculdade de Medicina do ABC, que possibilita aos casais reduzirem ao máximo as chances de transmissão vertical e de infecções entre os parceiros.

O serviço, que funciona há um ano e já atendeu 100 casais, sendo que atualmente 20 estão em processo de tentativa de engravidar e um está no primeiro mês de gestação. A maioria das clínicas e serviços nacionais de reprodução assistida, o fator de ser portador do vírus HIV é motivo de exclusão dos pacientes.

A técnica da lavagem de esperma é a mais utilizada para evitar a contaminação durante a inseminação artificial, em especial quando ambos os pais são soropositivos ou quando apenas o homem possui o diagnóstico. Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP, opinou: "as pessoas vivendo com HIV têm direito a uma decisão consciente sobre ter ou não folhos e devem fazê-lo o mais informadas possível quanto a perspectiva de uma infecção de seus bebês e parceiros soronegativos no momento da concepção".

O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP atende pacientes de todo o Estado de São Paulo e funciona às sextas-feiras, à partir das 7 horas. Casais que desejam se inscrever no ambulatório podem ligar para (11) 5087-9889.


Fonte: Saúde Terra


Por, Aline Medeiros

efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário