quarta-feira, 8 de junho de 2011

E.coli: broto de feijão pode ser a origem do surto na Alemanha


Mundo segue em alerta com notícias sobre as pesquisas para descobrir a fonte da bactéria

Após ter apontado que os pepinos importados da Espanha eram foco do surto, novas pesquisas vêm sendo realizadas na busca para identificar a fonte da bactéria E.coli, que já matou cerca de 20 pessoas e infectou mais de 2.200. Os resultados indicam que brotos de feijão cultivados no norte da Alemanha podem ser a origem do surto da Escherichia coli.

O Ministro da Agricultura da Alemanha, Gert Lindemann, afirmou durante entrevista coletiva que diferentes tipos de brotos de feijão originários de uma fazenda orgânica na região de Ülzen, entre as cidades de Hamburgo e Hannover, poderiam ter infectado pessoas em cinco estados diferente no país. Muitos dos restaurantes que sofreram com o surto de E.coli receberam brotos daquele local. Por esse motivo a fazenda foi fechada e todos os seus produtos, incluindo ervas frescas, frutas, flores e batatas, foram recolhidos. Pelo menos um dos funcionários da fazenda foi infectado com a bactéria E.coli. Lindemann disse que 18 diferentes tipos de brotos estavam sob suspeita, como de feijão, brócolis, ervilha, grão-de-bico, lentilhas e rabanete.

Autoridades alemãs alertaram a população quanto à proibição do consumo de brotos de feijão até uma nova notificação, pois ainda não há como descartar outras possíveis fontes para o surto. Permanece ainda o alerta anterior de que se evite comer verduras como tomates, pepinos e alface.

Brotos e E.coli: surto registrado no passado

No Japão, em 1996, brotos de rabanete estragados foram apontados como responsáveis pela morte de 12 pessoas e teriam adoecido mais de 12 mil.

Sobre o atual surto de E.coli, os países-membros da União Europeia (UE) registraram quase 2.200 casos de contaminação e 658 apresentam sintomas da síndrome hemolítico-urêmica (HUS), que causa insuficiência renal aguda e é fatal em 3% a 5% dos casos.

Os hospitais da Alemanha permanecem lotados de pacientes infectados.

Testes realizados já apresentam resultados

Os primeiros testes realizados na cidade de Hamburgo obtiveram resultados negativos pela bactéria E.coli. Das 40 amostras recolhidas, 23 foram negativas quanto à presença da bactéria em brotos de feijão.

Fonte: UOL

Por, Aline Medeiros

efeitosaude@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário