terça-feira, 3 de maio de 2011

Dieta Dukan - A dieta de Kate Middleton é saudável ou não?

Ultimamente, a dieta dukan é bastante comentada por ser seguida por algumas celebridades.

Também é apontada como a suposta responsável por deixar a princesa Kate Middleton mais elegante em seu casamento, assim como sua mãe Carole Middleton.



A dieta foi criada pelo médico francês Pierre Dukan há aproximadamente 10 anos. A dieta se divide em fases, no início somente é permitido o consumo de algumas fontes de proteína, excluindo totalmente os carboidratos, em seguida é permitido além das proteínas, legumes e, aos poucos, é liberado o consumo de outros grupos alimentares, mas com algumas regras.

O maior benefício, e talvez o mais atraente para as pessoas, é que esse tipo de dieta pode fazer a pessoa emagrecer, e provavelmente de forma rápida, já que é excluído totalmente o consumo de carboidrato e gordura nas fases iniciais. Mas pode trazer muitos prejuízos à saúde. Consumir uma grande quantidade de proteína pode comprometer os rins. E se não houver o consumo de legumes, verduras e frutas, pode acarretar a deficiência de vitaminas e minerais, ocasionando outros prejuízos.

O carboidrato exerce funções essenciais no organismo e deve fazer parte da alimentação diária. O cérebro precisa do carboidrato diariamente, do contrário pode comprometer a integridade do sistema nervoso central também. Além disso, é comum ouvir de pessoas que já experimentaram dietas que excluem esse nutriente notarem alterações de humor, impaciência, cansaço, irritabilidade e outras sensações desagradáveis, como mau hálito. Até a gordura é necessária para absorção de vitaminas lipossolúveis.

Acredito que esta é uma dieta inadequada para quem quer emagrecer com saúde. Para que o organismo trabalhe corretamente é preciso ter uma alimentação balanceada. Restringir ou excluir nutrientes significa comer de forma desequilibrada.

Sabe-se que não é fácil mudar hábitos, mas é possível. Uma mudança gradativa faz com que a pessoa obtenha ótimos resultados na eliminação de peso. Lembre-se: dieta adequada é aquela que propõe equilíbrio nutricional e que fornece todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Em que se aprende a comer com qualidade e na quantidade adequada. Nada deve ser proibido, e sim indicado uma quantidade e freqüência saudável, ou seja, não é preciso deixar de comer o que se gosta, muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

Somente algumas indicações da dieta dukan podem ser consideradas saudáveis, que é o incentivo na ingestão de água diariamente e o consumo de aveia - excelente cereal que contém fibras e possui substâncias antioxidantes, o que é bastante saudável.

Fonte: Vila Mulher

Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário