quinta-feira, 12 de maio de 2011

Entenda a diferença entre infarto e parada cardíaca

O coração funciona como uma bomba que injeta e distribui sangue para todo o corpo. Quando se contrai, leva sangue pelas artérias; e quando se dilata, traz o sangue de volta para dentro dele, pelas veias. A parada cardíaca ocorre quando o coração para de funcionar. Nessa condição, ele deixa de exercer a função de bomba, tornando inviável a circulação do sangue pelo organismo.

De acordo com o cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Coronariopatias Agudas do Incor HC/FMUSP, José Carlos Nicolau, o infarto é a causa mais comum de parada cardíaca na população. “Além de fazer que o sangue circule pelo corpo, o coração também precisa de sangue para o próprio funcionamento. Quando há obstrução de um vaso que alimenta o órgão, a região relacionada a esse vaso pode vir a morrer. Isso é o infarto do miocárdio [coração]”, explica, acrescentando que o infarto tem tamanho e repercussão variáveis, dependendo do vaso que tiver sido obstruído. Então, é o infarto que leva à parada cardíaca, não o contrário.

O cardiologista José Carlos Nicolau diz que em caso de parada cardíaca, é fundamental que haja atendimento rápido. “Em alguns casos, é possível reverter o quadro. Quando o atendimento é feito prontamente, diminuem-se os riscos de lesão cerebral”, informa. Além do infarto, há outras diversas causas que podem levar à parada cardíaca, como insuficiência cardíaca em fase terminal, embolia pulmonar, arritmia cardíaca congênita, entre outras.

Fonte: O que eu tenho?

Por, Aline Medeiros
efeitosaude@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário