quarta-feira, 25 de maio de 2011

Santo remédio? Um é pouco, dois é bom, toda semana é demais.

[Parte 2/3]

Veja aqui a Parte 1

Laxantes

O uso de laxantes é muito comum entre as mulheres, que, segundo a Dra. Maria Elisa, são quem mais sofrem com os problemas intestinais. "As mulheres de um modo geral seguram mais, ao contrário dos homens, que não têm vergonha de ir ao banheiro em qualquer lugar."

Ela explica que o uso destes medicamentos geralmente é visto como algo inofensivo, uma vez que muitos deles são vistos como homeopáticos, quando na verdade não são 100% naturais.

O uso crônico de laxante pode alterar a absorção das vitaminas e o funcionamento do intestino: "Se a evacuação acontece muitas vezes ao dia, o organismo acaba não absorvendo minerais e vitaminas necessárias. Outro grande problema trazido pelos laxantes é que o intestino entende que não precisa mais trabalhar, já que o remédio elimina", esclarece a doutora.

Remédios para controlar a diarreia


De acordo como Dr. Paulo Olzon, a diarreia é uma defesa do organismo contra agentes que devem ser eliminados. "A melhor postura, na ocasião de diarreia, é não fazer nada. Se ficar intensa, ou aparecer febre, é preciso procurar o médico e manter uma a

limentação leve, sem resíduos."

Amouni Mourad, do CRF-SP, explica que os remédios usados com este fim são chamados de antidiarréicos e antiperstálticos, e têm a função de diminuir a frequência das evacuações e aumentar a consistência das fezes. Como uma das principais consequências da diarreia está associada à desidratação, o bom e velho soro caseiro ainda continua sendo uma das soluções mais eficazes.

Diurético

Usados por quem tem inchaço pela retenção de líquido, ou por algumas pessoas que acreditam que o remédio ajuda a perder peso, os diuréticos podem causar desidratação e perda de potássio, de acordo com os médicos ouvidos pelo Terra.

Entre as reações adversas provocadas por este tipo de remédio, elencadas por Amouni Mourad, do CRF-SP, estão a hipotensão arterial, fotossensibilidade, anorexia e desconforto epigástrico.


Antiácidos

Trazem um alívio da

nado, mas devem ser usados com moderação. Leia a bula: antiácidos que têm como princípio ativo o ácido acetilsalicílico podem ser agressivos ao estômago, indicam os especialistas ouvidos pelo Terra.

Pessoas com histórico de gastrite devem tomar com bom senso, pois já possuem uma predisposição a este tipo de inflamação.

Geralmente tidos como a grande solução para sintomas como acidez estomacal, azia, dor de estômago, enjôo, má digestão e queimação, os antiácidos podem trazer reações adversas como edema, distenção gástrica e flatulência, segundo informações do CRF-SP.


(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário